Anime-se

Faltando muito pouco pra voltar pro meu país, penso com muita frequência no tempo e quão rápido este faz dos fatos, lembranças. Quando era criança, por exemplo, podia ficar horas e horas na frente da TV, até brigava com meu irmão pelo controle, assunto que, pensando de novo, era mais uma luta de poder e território. Enfim, lembro de meus pais falando preocupados e tentando me convencer, dizendo que meus olhos ficariam quadrados, coisa que nunca acreditei apesar da minha ingênua idade. Hoje pra tranquilidade deles só um bom filme pode fazer com que eu assista TV, mas agora tenho um novo melhor amigo (e meus pais um novo inimigo): o Laptop, aquele aparelho que  sabe  de  minhas obsessões, medos, necessidades e foi cúmplice em muitas ocasiões. No entant0, aquilo que pode ser tão funcional para mim, não é tanto para as gerações mais velhas (mesmo que não em todos os casos) reduzindo a bondades da red à ideia da inutilidade do Facebook. Assim como o tempo passa, mudam as lógicas e a maneira que os indivíduos se relacionam com o que está ao seu redor. Para felicidade de alguns, o desenvolvimento tecnológico deu ferramentas a um espaço virtual que facilitou e pôs em nossas mãos possibilidades que algum tempo atrás eram impensáveis.

A edição, criação de podcast e animação, eram trabalhos que precisavam de recursos e amplo conhecimento para serem desenvolvidos. Bom, para aqueles que ainda não são nativos digitais e curtem provar e provar até aprender, compartilharei rapidamente algumas opções que podem não ser o último software, mas talvez sejam de muita ajuda em algum momento.

O primeiro destes programas é o Go!Animate, um aplicativo de animação online onde você pode escolher um cenário, personagens e dar a estes emoções, escolhendo também o idioma e até o sotaque deles. Pode escrever o que você quer que os personagens falem ou pode gravar sua própria voz. Tem limitações do tipo: o máximo de cenas para a animação são nove, nem todos os avatares e os cenários estão disponíveis, a qualidade do vídeo é boa, mas não a melhor… e isto por quê? Porque se você quer mais tem que pagar o famoso Premium. Ainda assim dá pra fazer coisas divertidas, eu fiz um exemplo para o blog, com certeza vocês conseguirão produzir melhores filminutos.

Se gostar de seu vídeo e quiser fazer alguns ajustes como título, créditos, máscaras  ou inserção de som e imagens, o Wevideo é uma opção ótima. Este é um software de edição na nuvem que em minha opinião tem como vantagem a possibilidade de fazer produções colaborativas: podem participar do processo mais de um usuário ao mesmo tempo e trabalhar no mesmo projeto. Além disso, por ser de armazenamento  na nuvem permite abrir o projeto de qualquer PC, só fazendo login.

Wevideo

E por último, se quer fazer sua própria música, o Soundation é uma ferramenta fácil é legal para produzí-la, tem bytes e efeitos predeterminados, é só juntá-los em harmonia e pronto. Como o Wevideo, é de armazenamento na nuvem, o que permite trabalhar de qualquer terminal. Outro breve exemplo:

Soundation Exemplo- IlhaBela podcast-Pavla

Acho que a complexidade de uma produção deste tipo sem dúvida depende dos meios técnicos para consegui-la, mas a elaboração certa do conceito, a ideia e o desenvolvimento da criatividade fazem com que tudo seja possível.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s