Uma trilogia de trilogias?

Nos últimos quinze dias, a grande notícia para o mundo cinéfilo foi a venda da Lucasfilm, a empresa que produziu a saga Star Wars, para a Disney, e o anúncio que mais uma trilogia da saga será lançado. Fãs se dividem entre amar e odiar a notícia, mas só entendendo o que foi o fenômeno nos anos 1970 para compreender a reação atual.

Star Wars foi o primeiro filme a extrapolar das salas de cinema. Antes dele, se via o filme e pronto. Mas Star Wars mudou tudo ao conquistar fãs, e lançar bonecos, camisetas e diversas outras memorabilias. O universo criado por George Lucas abria espaço para muitas discussões, releituras e envolvimento do público. E isso só cresceu com o passar dos anos, não sendo raro encontrar fãs passionais e extremos.

Quando a segunda trilogia foi lançada, em 1999, houve a mesma divisão entre os fãs que vemos agora. Muitos acreditavam não ser necessário ir além da trilogia original e que os novos filmes seriam feitos só para ganhar dinheiro e público. Ao mesmo tempo, outros se empolgavam com a oportunidade de saber mais sobre o universo. Ao alterarem os filmes antigos com a inserção de criaturas digitais, novamente grandes discussões surgiram. Então, não é surpresa alguma que a venda para a Disney divida opiniões.

A relação dos fãs com a obra e seu autor é dúbia, pois eles amam a criação de George Lucas, mas se frustram com decisões que alterem o conceito original. Esse fato é tão marcante e diferente de outras relações público-filme que se tornou caricato, multiplicando-se em piadas e referências.

Outro fator que tornou Star Wars revolucionário ainda nos anos 1970, foram os efeitos especiais utilizados, ainda mais essenciais se tratando do gênero ficção-científica. Usaram maquetes, chroma key e bonecos para criar uma galáxia muito, muito distante.

Enquanto a trilogia original foi feita com muitos efeitos mecânicos, o prequel é basicamente de efeitos visuais. No vídeo abaixo, vemos o incrível trabalho dos dublês e parte do making of do Episódio III.

 

Gostem ou não, Star Wars é um marco na história, não só do cinema, mas também da indústria de entretenimento. E se tem algo que podemos ter certeza é que a trilha musical criada por John Williams para os filmes se mantém no imaginário popular até hoje.

 

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s