Chihiro!

A Viagem de Chihiro (Spirited Away, Sen to Chihiro no Kamikakushi), de 2001, é um impressionante filme japonês do diretor Hayao Miyazaki, do estúdio de animação Ghibli, que tem parceria com a Disney. O longa ganhou vários prêmios, entre os quais o Óscar de Animação e o Urso de Ouro de Berlim. É considerado um dos filmes japoneses mais rentáveis de todos os tempos.

Visualmente incrível, colorido, detalhista e poético, o filme foi feito através da técnica de animação tradicional de desenhos anime em 2D, que depois são fotografados e retocados digitalmente.

O enredo:  Uma garotinha que entra com os pais em um suposto túnel que leva a um aparente parque de diversão abandonado.
Na verdade, esse é um mundo surreal, fantasioso e espiritual no qual ela é inserida, e, através de uma jornada heróica e frágil, precisa amadurecer, deixar para trás a infância, em um ritual de passagem, servindo a espíritos e deuses de uma Casa de Banho colossal, chefiada pela temida e gananciosa feiticeira Yubaba. Nesse ambiente, o comércio ainda existe.
Mas Chihiro se esforça para encontrar meios de sobreviver nesse mundo de sonhos e pesadelos.
Todo esse esforço é feito, a fim de libertar seus pais, os quais foram transformados em porcos para o abate, e voltar com eles à realidade. Conta para isso, com a ajuda de Haku, um garoto, funcionário e feiticeiro da Casa de Banhos, que transforma-se em dragão e pelo qual se apaixona, do Sem Rosto, espécie de deus metamorfoseante,  e de Zeniba, irmã gêmea e boa da feiticeira má Yubaba.
Um dos melhores aspectos do filme, é que ele trata de questões da fragilidade humana através de uma mitologia que primariamente não povoa o imaginário ocidental: a mitologia japonesa, o que faz ser um filme que foge do clichê. Vale a pena conferir e rever sempre.
Trailer do filme:

Anúncios

3 comentários sobre “Chihiro!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s