BOOM! Os efeitos digitais de explosão

Watchmen (2009)

Os efeitos visuais, que impressionam cada vez mais os espectadores, envolvem, de modo geral, a concepção, modelagem, texturização, animação e composição, que é a montagem final. Mas podemos ter efeitos mais básicos, que pulam algumas dessas etapas e podem ter um resultado visual supreendente.

Explosão no recente 007 Operação Skyfall.

O efeito de explosão usual, que deve ter algum aumento de volume de gás acompanhado de combustão (fogo), é dado através da sobreposição de camadas de imagens, como o vídeo abaixo (em inglês) mostra de modo básico e divertido.


Nele, o software (programa) usado para isso é o After Effects, em que uma explosão filmada em um fundo escuro, retirada do site tecniciansfilms.com torna-se a camada de imagem necessária para gerar o efeito. A imagem do vídeo é recortada e colocada sobre a outra imagem do garoto e da cozinha, que, com alguns ajustes, como de tamanho, direção do movimento, iluminação e áudio, procura dar a ilusão de que a explosão ocorreu na cozinha, que pode ter, por exemplo, saído da mão do garoto como num passe de mágica!

Podem ser usadas também outras camadas curiosas, como a de uma nuvem que aumenta com a tempestade. Nunca imaginei que pudesse ser feita uma explosão com isso, até que uma amiga curiosa e dedicada (Helena Prado) fez, com mudança da cor e outros retoques,  e o resultado final ficou convincente e sensacional.

Se alguém se interessar em brincar com o software aqui está o link:

https:// www.baixaki.com.br/download/adobeaftereffects.htm

Mais verossimilhança? Link de um tutorial (em inglês) bem interessante:

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s