Spielberg e os poltergeists

Poltergeist (Tobe Hooper, 1982) pode ser considerado um dos maiores clássicos do cinema no quesito filme de terror. Indicado ao Oscar de 1983 de melhores efeitos visuais, foi um dos primeiros filmes produzidos pelo mestre Steven Spielberg, que também supervisionou os efeitos especiais, feitos na Industrial Light & Magic. A empresa, talvez não muito conhecida pelo nome, foi fundada pelo próprio George Lucas para a pós-produção do primeiro Star Wars – e continua “pequena” até hoje, sendo responsável por filmes como Harry Potter, Avatar, Indiana Jones, entre muitos outros.

O filme utiliza muitos efeitos especiais: mecânicos, visuais, alguns simples e outros realmente complicados. Um exemplo é a cena em que Diane, a mãe, é arrastada para o teto pelas “forças misteriosas” em seu quarto. Para conseguir esse efeito, foi necessária uma máquina que girasse de ponta cabeça uma reprodução do quarto do casal, enquanto a câmera permanecia na mesma posição.

Cenas mais simples, onde objetos se movem ou aparecem, foram feitas literalmente amarrando arames neles e puxando-os ou colocando-os no meio da cena enquanto a câmera filmava outra coisa. Vento, luz e chuva artifical também criaram grande parte do clima do filme.

Apesar de ter sido um enorme avanço para os efeitos especiais na época, nem tudo era de mentira. Os esqueletos na cena da piscina que aterrorizam Diane eram reais. Afinal, é muito mais barato achar pessoas mortas do que fabricar uma de plástico. Ainda bem que a atriz Jobeth Williams estava mais preocupada em ter que filmar na água, rodeada por luzes de altíssima voltagem…

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s