Stopmotion independente

Para inaugurar a parte de entrevistas do Cine FX, conversamos com as alunas de Cinema da FAAP, Ana Lara Brito e Helena Prado, que no momento produzem duas animações em stopmotion por conta própria. Inspiradas pelo “faça você mesmo”, as meninas contam um pouco sobre os bastidores dos projetos.

Construção da maquete.

Por que escolheram o stop motion?

Helena: Maquetes sempre foram um hobbie para mim, acho que gostamos de pequenos detalhes na minha casa, foi fácil me sentir confortável com a idéia de um dia produzir todo um filme dessa forma. A escolha pelo estilo foi mais natural do que parece, a idéia exigia isso. Além disso, sempre gostamos muito de filmes de animação, o que levou a uma fascinação por aprender como fazer cada uma daquelas coisas.

Quais as maiores dificuldades que encontraram?

Ana Lara: Provavelmente a nossa maior dificuldade foi organizar uma equipe para o filme. Foi muito difícil achar pessoas realmente interessadas e que entendessem que animação é muito trabalho duro.

Como aprenderam a fazer?

Ana Lara: Internet! Através de tutorias e comentários de realizadores – e de outras pessoas que fizeram tutorias sobre outras coisas que poderiam ajudar. Um dos motivos pelos quais decidimos começar um blog de nossa autoria para contribuir com essa comunidade.

Construção dos personagens de “Jeremonstro”

Quais materiais vocês mais usam?

Helena: Na produção dos bonecos, com certeza foi arame e epóxi. Mas algo que ninguém pode NUNCA esquecer em uma animação desse tipo é cola, porcas e parafusos. Nada mais desagradável que coisas se movendo entre shots e bonecos caindo por falta de tie-down (técnica para prender os bonecos no chão).

Há muitas coisas que serão feitas apenas na pós-produção?

Quanto mais puder ser resolvido nas filmagens, melhor. Para a pós-produção ficarão apenas alguns chroma keys do céu e um ou outro efeito de luz.

É isso, pessoas. Quem quiser saber mais sobre as animações, além de várias dicas para fazer seu próprio stopmotion, indicamos o blog delas e da equipe: stopmonstro

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s