O que são efeitos especiais?

Frequentemente associados à alta tecnologia, os efeitos especiais (ou FX, como se abrevia em inglês) existem desde os primórdios do cinema. São, por definição, técnicas utilizadas para criar cenas difíceis ou até impossíveis de serem filmadas diretamente. Através delas foi e é possível produzir praticamente qualquer coisa nas telas, desde objetos e cenários fantásticos até golpes sobre-humanos.

Image

Os efeitos especiais são divididos em duas categorias: efeitos visuais, obtidos graças à manipulação da imagem na pós-produção e, mais recentemente, na computação gráfica; e efeitos mecânicos, realizados durante as filmagens, como maquiagem e pirotecnia. Uma terceira categoria pode ser também considerada, apesar de diferir bastante das outras duas: os efeitos sonoros. Estes, mesmo não sendo visuais, são essenciais ao resultado final e muitas vezes não podem ser captados no momento da filmagem (som direto), sendo criados depois digitalmente. Vale lembrar que, em muitas situações, a cena desejada é construída por uma combinação das três categorias, uma complementando a outra.

Image

Acreditamos que os efeitos especiais são parte fundamental da magia do cinema. Muitos acham que saber o que acontece nos bastidores estraga a graça do filme, nós gostamos de pensar que saber os truques é ter certeza de que tudo é possível. E que nós, não importa o dinheiro (ou a falta dele), podemos criar universos.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s